Blog Layout

10 minutos do seu dia podem salvar a sua vida, aponta pesquisa

De acordo com estudo publicado na revista americana JAMA, muitas mortes poderiam ter sido evitadas com hábitos mais saudáveis.


Tire 10 minutos do seu dia. É só o que você precisa para mudar a sua qualidade de vida. Segundo um estudo da revista JAMA Internal Medicine, mais de 110 mil mortes poderiam ser evitadas se pessoas com mais de 40 anos fizessem ao menos 10 minutos de atividades físicas diariamente. A pesquisa descobriu que se o tempo subir para 20 a 30 minutos, os resultados são ainda melhores.


Os dados foram recolhidos da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição nos Estados Unidos, entre 2003 e 2006. Os pesquisadores analisaram os níveis de atividade de quase 5 mil participantes entre 40 e 85 anos e acompanharam as taxas de mortalidade até o final de 2015.


Segundo o professor de obesidade pediátrica e diretor executivo no Centro de Pesquisa Biomédica Pennington na Universidade Estadual de Louisiana, Peter Katzmarzyk: “um pouco de exercício pode resultar em benefícios para a saúde. Este estudo não se concentra nos benefícios para os indivíduos, mas sim no nível da população. Podemos tornar nossa nação mais saudável, encorajando a todos a acrescentar 10 minutos de atividade ou mais a cada dia”.


Vamos combinar que essa não é uma tarefa tão difícil assim, por mais ocupada que a pessoa seja. 10 minutos passam voando quando se está navegando na Internet ou nas redes sociais, por exemplo. Então, por que não reservar um tempinho para cuidar da sua saúde?


E não precisa ser em academia, você pode dar uma volta na rua, ou praticar dentro de casa também. Como Ioga, dança ou mesmo exercícios aeróbicos que não necessitam de equipamento. Em apenas três músicas você já terá terminado a sua meta diária! 

mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: