ÁPICE em Foco 2023 é lançada com dados exclusivos sobre o setor esportivo no Brasil

Comércio apresentou recuperação depois da pandemia do Covid-19 que assolou o mercado global

ápice em foco

A quarta edição do ÁPICE em Foco já está no ar. O estudo traz dados inéditos do setor esportivo no último ano e aponta as perspectivas para o mercado em 2024. Os resultados são extremamente valiosos, oferecendo insights cruciais para avaliação e monitoramento do mercado. Além disso, são fundamentais para auxiliar no planejamento e na tomada de decisões estratégicas das empresas. 


Para esta edição, um dos principais destaques foi a recuperação do comércio esportivo após dois anos desafiadores por conta da pandemia de Covid-19, quando nações foram impactadas por questões geoeconômicas e desafios ambientais e climáticos se intensificaram. Neste contexto, o ecossistema esportivo emerge como um feixe de esperança, apresentando-se como uma ferramenta fundamental que vai além do lazer e do entretenimento. 


Dentro deste complexo cenário, o Brasil deve surgir como um dos principais protagonistas, expandindo seu papel internacional e integrando-se, progressivamente, ao comércio e às dinâmicas políticas globais. 


“A adoção de uma agenda de abertura comercial mais ativa é essencial não só para o fortalecimento do Brasil no cenário global, mas também para o estímulo da economia interna”, Renato Jardim, diretor-executivo da ÁPICE. 

Destaques do Setor Esportivo

Assim como em diversos segmentos da economia nacional, o setor esportivo teve uma grande recuperação das perdas sofridas com a pandemia no primeiro semestre de 2023, apresentando crescimento de 11% no faturamento bruto em relação ao primeiro semestre de 2022. 

O valor chegou a R$5,4 bilhões. Deste total, 61% corresponderam a calçados, 30% a vestuário, 5% a acessórios, 3% a Esporte de Raquete e 1% a meias.


Para além, o setor esportivo demonstrou um contínuo compromisso com o mercado brasileiro, realizando investimentos expressivos mesmo em meio à elevada carga tributária sobre os produtos esportivos. Tais aportes foram essencialmente destinados à expansão de fábricas e lojas, assim como para o fortalecimento de áreas como patrocínios, marketing, pesquisa e desenvolvimento. 


"O setor esportivo não apenas sobreviveu, mas floresceu em meio às adversidades globais, mostrando-se como um farol de esperança em tempos sombrios. Esses números ressaltam não apenas a força do mercado esportivo, mas também sua importância como um pilar essencial para impulsionar a recuperação financeira do país”, destacou Renato.

O que é o ÁPICE em Foco? 

A ÁPICE, em colaboração com a consultoria Mosaiclab, elabora um relatório anual que apresenta uma variedade de indicadores de perfil e desempenho do setor. Esta pesquisa primária é realizada exclusivamente entre as empresas associadas, assegurando a confidencialidade dos dados individuais mediante um processo rigoroso de coleta e análise de informações e disponibilizando resultados profundamente oportunos para o planejamento e tomada de decisões estratégicas das empresas. 

Como ter acesso ao ÁPICE em Foco? 

Para ter acesso a todos os dados do setor esportivo em 2023, acesse: https://www.apicebrasil.org.br/%C3%A1pice-em-foco-2024?egu=szj6kxuqgpyk5fqd 

Sobre a ÁPICE 

A ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, é formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Fundada em 2010, tem o objetivo de ser o canal institucional das marcas, do varejo e da indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil junto ao governo, a entidades públicas ou privadas e à sociedade de forma geral.


A entidade trabalha pela inovação e qualidade dos produtos esportivos, permitindo ao consumidor local o acesso aos melhores padrões mundiais. Acreditamos na valorização do setor de produtos esportivos para democratizar o acesso ao esporte e levar o melhor aos cidadãos.

Por Gabriel Rezende 16 de abril de 2025
Até 2030, o Brasil pode ocupar a 5ª posição no ranking mundial de obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
Leia mais