Número de mulheres praticando esportes de raquetes cresce nos últimos anos
Crescimento no número de praticantes chegou a 19%

De acordo com um Relatório publicado pela International Tennis Federation (ITF), que envolve contribuições de 41 nações do mundo, 2023 foi marcado por um recorde de adultos que praticam o Tênis.
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%. No grupo etário dos 4 aos 15 anos, as tendências também são positivas e caminham para um futuro promissor. Das 3,6 milhões de crianças praticando alguma modalidade de esporte de raquete, 49% são meninas. No entanto, é importante destacar que ainda há muito trabalho a ser feito, já que apenas 30% das jogadoras praticam o tênis semanalmente.
No Brasil, os sinais são igualmente prósperos: dos 3 milhões de praticantes no país, 43% são mulheres. Importante destacar que o esporte Tênis apresentou uma evolução significativa a partir de 2020, em que os esportes com raquetes representaram 4% das vendas do total de produtos esportivos.
"O crescimento dos esportes com raquete no Brasil é notável, especialmente após a redução das tarifas de importação. No entanto, para que esse crescimento perdure, precisamos enfrentar desafios significativos, como a falta de parcerias e infraestrutura adequada, além de questões de saúde e aptidão física entre as mulheres." - Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE.
Os desafios para o crescimento dos esportes de raquetes femininos, porém, são diversos e incluem barreiras como a falta de parceiras para jogar e locais adequados para a prática, além de preocupações com saúde, lesões e aptidão física.
Junte-se à ÁPICE na construção de um ecossistema esportivo inclusivo e saudável para toda a população!