ÁPICE participa da reunião de lançamento do Plano Nacional de Combate à Pirataria

O lançamento da campanha aconteceu durante a 6º reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), no dia 3 de dezembro, em Brasília. Os participantes debateram sobre os aspectos gerais do plano de combate à pirataria, além de detalhes sobre o combate ao contrabando, à sonegação fiscal decorrente desta prática e ainda sobre delitos contra propriedade intelectual.

 

O plano é um instrumento fundamental para todos os atores públicos e privados que estão ligados ao combate à pirataria. Estão previstas metas de curto, médio e longo prazo distribuídas em quatro eixos de atuação: institucional e de articulação, prevenção e proteção, capacitação e treinamento e, educação e conhecimento.

Por Gabriel Rezende 24 de setembro de 2025
A SGI Europe (Sporting Goods Intelligence) listou os 50 maiores varejistas esportivos do mundo. Juntos, faturaram em 2024 US$ 150 bilhões (cerca de R$ 800 bilhões).  Entre eles, duas redes têm operações no Brasil: a maior do mundo (de origem francesa) e a 25ª (brasileira!). É significativo estar no mapa, mas, pelo tamanho e perfil da nossa população, o Brasil poderia ter um peso muito maior no consumo global de artigos esportivos. Um dos freios é o nosso ambiente comercial fechado. Em 2007, o Brasil elevou tarifas de importação de vestuário e calçados de 20% para 35%, mantendo desde então uma das alíquotas mais altas do mundo para o setor. O resultado aparece nos dados. Segundo o IBGE, as vendas de vestuário e calçados (em geral, não apenas esportivos) caíram 4,4% quando comparamos 2025 com 2007. No mesmo período, o varejo total brasileiro cresceu quase 70%.
Por Gabriel Rezende 16 de setembro de 2025
Relatório da UNICEF feito com informações de 190 países destacou que, pela primeira vez, o número de crianças e jovens obesos superou o de desnutridos!
Leia mais