Importações de calçados esportivos seguem em queda

Entre janeiro e novembro de 2021, as importações de calçados das marcas esportivas somaram 10 milhões de pares. O número representa uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2020 e de 41% quando comparado aos dados de 2019. Essas informações indicam que nos últimos dois meses a queda nas importações foi ainda maior do que a média dos meses anteriores. De janeiro a setembro deste ano, os percentuais estavam em 18% e 38%, respectivamente.

 

O preço médio de importação sobre cada par calçado esportivo para as marcas globais foi de USD 20,73, enquanto o preço de exportação praticado pela indústria brasileira para estes produtos foi de USD 13,39. Ou seja, o preço médio do produto importado foi 55% maior em relação ao preço do produto exportado.

 

No geral, o saldo positivo da balança comercial do setor de calçados saltou de 65 milhões de pares em 2020, para 90 milhões em 2021. Como resultado, a participação do produto importado sobre o consumo nacional de calçados deve ficar abaixo de 3% em 2021.

 

“A alíquota de imposto de importação praticada sobre o calçado esportivo importado no Brasil é de 35%. É uma das maiores taxações aplicadas no mundo para produtos deste setor”, explica Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE.

 

A alta carga tributária costuma ser um recurso para proteger a produção interna quando ela não tem condições de competir no cenário global. No entanto, a necessidade de se praticar tal cobrança é posta em xeque, pois o Brasil tem registrado um grande superávit da balança comercial para estes produtos, além de contar com uma baixa participação dos calçados esportivos importados no mercado nacional e com preços ainda superiores aos do produto local, sobretudo com a atual taxa de câmbio. Estes fatores em conjunto levantam dúvidas sobre a taxação praticada e os motivos para sua manutenção.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais