Seu cérebro muda com a prática de exercícios físicos

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da universidade de Bielefeld, na Alemanha, e liderados pelo professor Thomas Schack, trouxe evidências de que os exercícios físicos aumentam a capacidade do cérebro de mudar, o que é conhecido como neuroplasticidade, e é muito importante nos processos de adaptação e aprendizado.


As evidências sobre a importância das atividades físicas para o cérebro foram constatadas a partir de um experimento com pacientes depressivos, divididos em dois grupos. Uma parte foi estimulada a praticar atividades físicas animadas durante três semanas e que exigiam o trabalho em equipe, mas sem ter cara de competição ou de uma prova. O outro grupo seguiu com tratamentos sem a adição dos exercícios na rotina. 


Ao final dos testes, eles observaram algumas diferenças significativas nos cérebros dos  pacientes. Aqueles que praticaram exercícios físicos regularmente, mostraram melhoras na forma como lidam com mudanças, adaptações, atingindo os mesmos níveis observados em pessoas com a saúde em dia.


Além disso, os estudiosos perceberam uma mudança de comportamento em quem praticou exercícios, indicando que a prática pode ter ajudado a diminuir os sintomas depressivos.

 

Como resultado do estudo, fica claro que as atividades físicas são ótimas para regeneração do cérebro e para criar novas conexões neurais. 


Fonte: Times Now News

Por Gabriel Rezende 16 de abril de 2025
Até 2030, o Brasil pode ocupar a 5ª posição no ranking mundial de obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
Leia mais