Unesco lança projeto global de fomento a atividades físicas entre mulheres

Em julho, o Observatório Global para Mulheres, Esportes, Educação Física e Atividade Física (em tradução livre) foi inaugurado em Lausanne, na Suíça, com o suporte da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).  A nova instituição tem o objetivo de reduzir as desigualdades que afetam mulheres e garotas de todas as idades quando o assunto é a prática de esportes. 


Na Europa, 45% dos homens praticam alguma modalidade esportiva uma vez por semana, pelo menos. Entre as mulheres, só 37% encontram-se neste grupo. As transmissões esportivas do continente europeu também privilegiam os homens, sendo 20 vezes maiores para este grupo do que as exibições de equipes femininas. As diferenças existem, embora sejam pouco documentadas, e uma das funções do observatório é mudar essa realidade e incentivar o debate sobre os impactos positivos do investimento no esporte feminino.


Também está no escopo do Observatório o apoio a pesquisas que analisam a prática esportiva de mulheres. A ideia é que esses estudos sirvam de apoio para entidades públicas e privadas na criação de planos de ação voltados para a diminuição das desigualdades de gênero no esporte ou através dele. 


No
Generation Equality Forum (Fórum pela igualdade geracional), realizado entre junho e julho deste ano, entidades como o Comitê Olímpico Internacional e a UN Women (ONU Mulheres) já se comprometeram com o objetivo do evento de acelerar ações globais pela igualdade de gênero. Neste caminho, o Observatório surge como um meio para documentar e avaliar os avanços de iniciativas como a do Generation Equality e as da UN Women, ajudando a atingir os princípios defendidos por quem trabalha pela igualdade entre homens e mulheres tanto dentro quanto fora do meio esportivo.


Fonte: Unesco

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais