Conheça as tendências do marketing esportivo ligadas à alta tecnologia

Nos últimos anos, houve um grande avanço tecnológico de produtos como smartphones e também dos diversos acessórios conectados à eles e à internet, bem como de serviços digitais. Essas rápidas transformações ampliaram as possibilidades de inovação para muitos mercados. No esporte, é possível refletir sobre o que já mudou e está evoluindo e o que ainda pode ser desenvolvido. São estas questões que levaram a escola de negócios do esporte, The Squad, a elaborar um estudo das principais tendências para o marketing esportivo. Algumas delas foram apresentadas nesta matéria, e agora, trazemos outras reflexões que envolvem tecnologias como a internet das coisas (IoT, em inglês), a inteligência artificial, as novas redes 5G de comunicação e a realidade aumentada.


Um novo universo de serviços


Uma das principais mudanças já realizadas no mundo da transmissão de jogos e eventos esportivos envolve a concorrência pelos direitos de exibição, pois este mercado conta com novos players, como os serviços de streaming. Com a evolução no acesso à internet, cada vez mais rápida e presente em qualquer espaço, as novas plataformas puderam competir pelo espectador, trazendo outras formas de interagir com o conteúdo exibido. Com o avanço do 5G, espera-se que a briga pela atenção do espectador fique ainda mais acirrada, e novas soluções e produtos apareçam para movimentar este mercado.


O foco está na interatividade


Toda a mobilidade permitida com a internet de qualidade presente em todo lugar, a comunicação deixa se voltar apenas com o consumidor que olha a tela, e começa a criar relações entre o virtual e o real. A tecnologia da realidade aumentada, por exemplo, será muito mais explorada daqui para frente. O consumidor poderá utilizar o seu celular para obter informações em tempo real sobre jogadores nos estádios, rever lances, ou pesquisar por uniformes e outros itens usados durante a partida. Soluções como upgrade de assentos nos estádios durante o jogo e informações em tempo real sobre o tamanho da fila dos banheiros também devem acontecer em breve.


Tecnologia para motivar bons hábitos


A incorporação da internet das coisas em dispositivos, como relógios inteligentes, camisetas com sensores incorporados ou mesmo a tecnologia que já está presente nos smartphones, trará cada vez mais soluções ligadas à saúde e ao bem-estar. Os novos produtos e serviços se beneficiarão da inteligência artificial e dos dados coletados por estes dispositivos.  Veremos recomendações e orientações bastante personalizadas tanto para as atividades físicas quanto para os produtos que mais se relacionam com o consumidor. Informações como a data da última compra de uma raquete de tênis, por exemplo, pode indicar o momento ideal para que acessórios e novos produtos sejam recomendados. 


Fonte: The Squad Academy


black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais