Conheça as tendências do marketing esportivo ligadas à alta tecnologia
Nos últimos anos, houve um grande avanço tecnológico de produtos como smartphones e também dos diversos acessórios conectados à eles e à internet, bem como de serviços digitais. Essas rápidas transformações ampliaram as possibilidades de inovação para muitos mercados. No esporte, é possível refletir sobre o que já mudou e está evoluindo e o que ainda pode ser desenvolvido. São estas questões que levaram a escola de negócios do esporte, The Squad, a elaborar um estudo das principais tendências para o marketing esportivo. Algumas delas foram apresentadas nesta matéria, e agora, trazemos outras reflexões que envolvem tecnologias como a internet das coisas (IoT, em inglês), a inteligência artificial, as novas redes 5G de comunicação e a realidade aumentada.
Um novo universo de serviços
Uma das principais mudanças já realizadas no mundo da transmissão de jogos e eventos esportivos envolve a concorrência pelos direitos de exibição, pois este mercado conta com novos players, como os serviços de streaming. Com a evolução no acesso à internet, cada vez mais rápida e presente em qualquer espaço, as novas plataformas puderam competir pelo espectador, trazendo outras formas de interagir com o conteúdo exibido. Com o avanço do 5G, espera-se que a briga pela atenção do espectador fique ainda mais acirrada, e novas soluções e produtos apareçam para movimentar este mercado.
O foco está na interatividade
Toda a mobilidade permitida com a internet de qualidade presente em todo lugar, a comunicação deixa se voltar apenas com o consumidor que olha a tela, e começa a criar relações entre o virtual e o real. A tecnologia da realidade aumentada, por exemplo, será muito mais explorada daqui para frente. O consumidor poderá utilizar o seu celular para obter informações em tempo real sobre jogadores nos estádios, rever lances, ou pesquisar por uniformes e outros itens usados durante a partida. Soluções como upgrade de assentos nos estádios durante o jogo e informações em tempo real sobre o tamanho da fila dos banheiros também devem acontecer em breve.
Tecnologia para motivar bons hábitos
A incorporação da internet das coisas em dispositivos, como relógios inteligentes, camisetas com sensores incorporados ou mesmo a tecnologia que já está presente nos smartphones, trará cada vez mais soluções ligadas à saúde e ao bem-estar. Os novos produtos e serviços se beneficiarão da inteligência artificial e dos dados coletados por estes dispositivos. Veremos recomendações e orientações bastante personalizadas tanto para as atividades físicas quanto para os produtos que mais se relacionam com o consumidor. Informações como a data da última compra de uma raquete de tênis, por exemplo, pode indicar o momento ideal para que acessórios e novos produtos sejam recomendados.
Fonte: The Squad Academy