Blog Layout

ÁPICE divulga a segunda edição do ÁPICE em Foco, relatório que detalha a atuação da entidade e apresenta dados do mercado esportivo de 2021

A segunda edição do ÁPICE em Foco já está no ar. O relatório anual, realizado em parceria com a consultoria Mosaiclab, traz diversos indicadores de perfil, performance do setor, além de detalhes da atuação da associação no ano de 2021. 


O documento se forma a partir de uma pesquisa primária junto às empresas associadas, entre estas
adidas, Asics, Decathlon, HEAD, KHS, Mares, Mormaii, Nike, Oakley, Puma, Reebok, Salomon, Skechers, Slingers e Wilson.  Como mostra o ÁPICE em Foco, juntas, essas marcas conseguiram recuperar este segmento da economia. 


No primeiro semestre de 2021, o setor iniciou a recuperação das perdas sofridas no período mais agudo da pandemia, aumentando em 60% o faturamento bruto em reais. As vendas bateram R$ 3,8 bilhões, registrando um aumento de 39%, em relação ao mesmo período de 2020, e atingindo 33 milhões de peças comercializadas. 


A pesquisa mostrou ainda que, de longe, o canal mais procurado para as vendas destes produtos em 2021 foi o e-commerce. As compras por meio do canal foram de 9,8% em 2019, para 16,8% em 2020 e 17,3% no primeiro semestre de 2021.


Segundo Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE, 2021 foi um ano muito positivo para as marcas do setor, que mesmo diante das dificuldades enfrentadas no ambiente de negócios, tal como a alta carga tributária incidente sobre produtos esportivos, e dos efeitos econômicos provocados pela pandemia, conseguiu se recuperar.


“Os resultados apresentados no relatório mostram que as marcas esportivas seguiram acreditando no Brasil: houve investimento significativo em fábricas, lojas, patrocínios, marketing, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. Imagine em um cenário de mercado mais aberto, com menos tributos, como as marcas esportivas poderiam aumentar esses investimentos, promovendo ainda mais o esporte e a prática de atividades físicas”, comenta Renato. 



Além da apresentação da pesquisa, o ÁPICE em Foco traz, ainda, os destaques da atuação da ÁPICE no ano de 2021, que foram além da representação institucional do setor de produtos esportivos. “Agimos em uma série de ações e projetos voltados para o fortalecimento e o desenvolvimento do mercado no Brasil. O relatório elenca cada uma dessas iniciativas”, finaliza o diretor executivo da ÁPICE. 


Para conferir o relatório completo, basta acessar o formulário e fazer
o download aqui.

mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: