ÁPICE realiza treinamento de identificação de produtos falsificados para agentes aduaneiros

No dia 11 de agosto, aconteceu o evento promovido pela ÁPICE, por meio do Comitê de Combate ao Comércio Ilícito e em conjunto com as marcas Adidas, Asics, Luxottica (Oakley), Nike e Puma. O encontrou teve como objetivo manter os agentes da Aduana de Santos, o maior porto do hemisfério sul, atualizados sobre as melhores formas de identificar produtos falsificados ligados ao comércio esportivo.


A quantidade de produtos falsificados no Brasil chega aos milhares toda semana. Por ter o maior mercado da América Latina, o país é um alvo bastante visado pelos criminosos. São Paulo é o maior centro de distribuição de mercadorias do país, motivo pelo qual torna-se essencial a atuação constante dos agentes da Aduana de Santos. De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade, grande parte dos produtos falsificados que chegam ao Brasil vem da China.


“A atuação dos agentes aduaneiros sobre essas mercadorias, antes que elas ganhem as ruas, é essencial para combater o comércio ilícito e a informalidade, que tanto prejudicam a produção nacional e o emprego no Brasil”, comenta Renato Smirne Jardim, diretor executivo da ÁPICE.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais