Brasil assume a presidência temporária do Mercosul

No dia oito de julho, o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Mercosul. A função será exercida até o fim do segundo semestre de 2021.

 

Durante o período, o Brasil concentra esforços na agenda de reformas de modernização do bloco — que claramente deixou de acompanhar a velocidade e intensidade de desenvolvimento global. O anúncio foi feito pelo Presidente da República durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

 

A ÁPICE acompanha os trabalhos do bloco e entende que são corretos os esforços do governo brasileiro na direção de modernização, especialmente considerando a necessidade de maior integração das economias no cenário global. Isso sem deixar de avançar em paralelo com as reformas internas (algumas já realizadas) para aumentar a competitividade e produtividade do país. 

 

A nota completa emitida pelo governo brasileiro a respeito está disponível aqui.


Por Gabriel Rezende 24 de setembro de 2025
A SGI Europe (Sporting Goods Intelligence) listou os 50 maiores varejistas esportivos do mundo. Juntos, faturaram em 2024 US$ 150 bilhões (cerca de R$ 800 bilhões).  Entre eles, duas redes têm operações no Brasil: a maior do mundo (de origem francesa) e a 25ª (brasileira!). É significativo estar no mapa, mas, pelo tamanho e perfil da nossa população, o Brasil poderia ter um peso muito maior no consumo global de artigos esportivos. Um dos freios é o nosso ambiente comercial fechado. Em 2007, o Brasil elevou tarifas de importação de vestuário e calçados de 20% para 35%, mantendo desde então uma das alíquotas mais altas do mundo para o setor. O resultado aparece nos dados. Segundo o IBGE, as vendas de vestuário e calçados (em geral, não apenas esportivos) caíram 4,4% quando comparamos 2025 com 2007. No mesmo período, o varejo total brasileiro cresceu quase 70%.
Por Gabriel Rezende 16 de setembro de 2025
Relatório da UNICEF feito com informações de 190 países destacou que, pela primeira vez, o número de crianças e jovens obesos superou o de desnutridos!
Leia mais