OCDE publica atualização de relatório sobre o comércio global de produtos falsificados

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou atualização do “Global Trade in Fakes – a worrying threat”.


O relatório reúne dados preocupantes. O volume transacionado de produtos falsificados atingiu, em 2019, 2,5% do comércio global geral. Esse dado é referente a cerca de USD 464 bilhões, valor aproximado de economias avançadas como, por exemplo, Áustria ou Bélgica. 


A categoria mais vendida (em quantidade) no comércio global de produtos falsificados foram calçados, com quase 25% do total, seguida de vestuário, com pouco menos de 20%. Ambas as categorias têm o segmento esportivo como um dos grandes destaques de participação no comércio de produtos falsificados. 


Segundo o relatório, os falsificadores usam indevidamente soluções logísticas modernas. Além disso, também se beneficiam de mecanismos legítimos de facilitação do comércio e prosperam em economias que carecem de bons padrões de governança. A pandemia da Covid-19 intensificou o problema: redes criminosas reagiram muito rapidamente à crise e adaptaram suas estratégias para aproveitar o cenário de mudança, intensificando suas vendas, por exemplo, via e-commerce. 


Para acessar o relatório completo,
clique aqui. 

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais