Blog Layout

Estudo traça a correlação entre sedentarismo e maior mortalidade ocasionada pela Covid-19

Estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) aponta que praticar exercícios físicos com frequência pode ajudar a proteger pessoas que contraem Covid-19 de ficarem gravemente doentes.


Os cientistas da Kaiser Permanente, uma prestadora de serviço de saúde gratuito dos Estados Unidos, analisaram 48.440 adultos maiores de 18 anos que testaram positivo para a Covid-19 entre janeiro e outubro de 2020. 


Durante o estudo, as pessoas responderam pelo menos três vezes um questionário sobre a prática esportiva, que continha duas perguntas: "em média, quantos dias por semana você pratica exercícios moderados ou intensos?" e "em média, quantos minutos você se exercita nesse nível?".


A partir daí, os pacientes foram divididos entre três tipos, determinados pela frequência com que praticavam atividades físicas semanalmente. O primeiro era de pessoas que se exercitavam 150 minutos ou mais; o segundo entre 11 e 149 minutos; e o terceiro, que reunia os mais sedentários, de 0 a 10 minutos. Com a coleta de dados, os pesquisadores conseguiram estudar mais claramente como a atividade física está relacionada a um menor risco de agravamento pela Covid-19.


O que foi descoberto no estudo?


Apesar de precisarem de mais análises para uma resposta definitiva, foi notável que as pessoas do grupo de sedentários tinham um risco significativamente maior de hospitalização, necessidade de ir para UTI e também de morte. 


O grupo de frequência média de atividades físicas ( 11 a 149 minutos por semana), apresentou maior resistência à Covid-19 do que os sedentários, porém, não tanto quanto os que praticavam os 150 minutos por semana.


Os cientistas da Kaiser Permanente afirmaram no estudo que as agências de saúde públicas devem incluir a promoção do esporte entre recomendações médicas. Mas mesmo com a recém descoberta, a vacinação ainda é o meio mais eficaz de prevenção. 


Por isso, como já é recomendado pela Organização Mundial de Saúde,  é importante manter o corpo em movimento. Essas atividades podem ser até mesmo caminhadas. O importante é se movimentar.


mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: