Fantasy game brasileiro de futebol recebe aporte milionário

O ecossistema do esporte é muito amplo e não para de crescer, no mercado off-line ou on-line. Recentemente, uma empresa brasileira, que conecta futebol e tecnologia, entrou para a lista de startups com grande potencial de mercado. 


Trata-se do jogo digital O Rei do Pitaco, criado em 2019 pelos paraibanos Mateus Dantas e Kiko Augusto. A popularidade e os planos futuros da startup renderam um aporte de R$180 milhões de um fundo de investimentos internacional.


O jogo se enquadra na categoria de fantasy game e se diferencia dos concorrentes quando  permite, por exemplo, que os usuários montem times com jogadores de ligas internacionais. A ideia do jogo também é criar um time virtual de futebol com atletas que jogam em diferentes times no mundo real e dentro de um mesmo campeonato. O desempenho da equipe está ligado ao resultado dos atletas nos jogos da liga. E os números que descrevem a performance dos esportistas são gerados com uma boa base estatística por meio de  ferramentas como o Footstats.


Expansão


Desde o lançamento do jogo, o número de usuários cresce em ritmo acelerado e já tem mais de 1,5 milhão de adeptos. Para que toda essa experiência aconteça, a empresa conta hoje com 75 funcionários e pretende ampliar o time trazendo mais 20 membros.  Outra novidade anunciada neste ano é a parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), fazendo do Rei do Pitaco o fantasy game oficial da competição. 


Esses resultados mostram como a interação com o digital pode abrir muitos caminhos, ampliar mercados e atingir mais e novos públicos no ambiente do esporte.

Por Gabriel Rezende 16 de abril de 2025
Até 2030, o Brasil pode ocupar a 5ª posição no ranking mundial de obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
Leia mais