Fantasy game brasileiro de futebol recebe aporte milionário
O ecossistema do esporte é muito amplo e não para de crescer, no mercado off-line ou on-line. Recentemente, uma empresa brasileira, que conecta futebol e tecnologia, entrou para a lista de startups com grande potencial de mercado.
Trata-se do jogo digital O Rei do Pitaco, criado em 2019 pelos paraibanos Mateus Dantas e Kiko Augusto. A popularidade e os planos futuros da startup renderam um aporte de R$180 milhões de um fundo de investimentos internacional.
O jogo se enquadra na categoria de fantasy game e se diferencia dos concorrentes quando permite, por exemplo, que os usuários montem times com jogadores de ligas internacionais. A ideia do jogo também é criar um time virtual de futebol com atletas que jogam em diferentes times no mundo real e dentro de um mesmo campeonato. O desempenho da equipe está ligado ao resultado dos atletas nos jogos da liga. E os números que descrevem a performance dos esportistas são gerados com uma boa base estatística por meio de ferramentas como o Footstats.
Expansão
Desde o lançamento do jogo, o número de usuários cresce em ritmo acelerado e já tem mais de 1,5 milhão de adeptos. Para que toda essa experiência aconteça, a empresa conta hoje com 75 funcionários e pretende ampliar o time trazendo mais 20 membros. Outra novidade anunciada neste ano é a parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), fazendo do Rei do Pitaco o fantasy game oficial da competição.
Esses resultados mostram como a interação com o digital pode abrir muitos caminhos, ampliar mercados e atingir mais e novos públicos no ambiente do esporte.