Pequim recebe atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Inverno
No dia 4 de fevereiro começam os jogos olímpicos de inverno em Pequim, na China. As primeiras delegações já começaram a se instalar nas Vilas Olímpicas. O Brasil participa com 11 atletas em diferentes modalidades, sendo que a maioria está no bobsled, esporte em que os ocupantes de um trenó buscam fazer o melhor tempo em uma pista de gelo. A delegação brasileira de atletas foi anunciada em live no Instagram do Comitê Olímpico Basileiro.
No bobsled, participam Edson Bindillati, Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, com Jefferson Sabino como reserva. Manex Silva, Jaqueline Mourão e Bruna Moura representam o país no esqui cross country. Michel Macedo é o convocado para o esqui alpino e Sabrina Cass, no esqui estilo livre moguls. A atleta Nicole Silveira completa a equipe e participa da modalidade skeleton, que é parecida com a bobsled, mas com o uso de trenós individuais.
Além da capital chinesa, a cidade de Zhangjiakou, a 200 quilômetros de Pequim, também receberá atletas, que encontram as ruas cobertas de neve e temperaturas abaixo de zero graus celsius.
As delegações da Suíça, dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha e Austrália foram as primeiras a se instalarem. Os atletas serão distribuídos por três vilas olímpicas durante os jogos. Zhangjiakou abriga as equipes de esqui freestyle, snowboard, biatlo, salto de esqui e esqui cross-country.
As duas outras vilas ficam em Pequim. A que está localizada mais ao centro da cidade, recebe os praticantes de curling, hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade e esqui freestyle e snowboard. Na Vila Olímpica de Yanqing, no extremo norte da cidade, ficam os atletas do esqui alpino, luge, bobsled e eskeleton.
Ao todo, os três locais devem receber mais de 5 mil pessoas, entre atletas e oficiais de equipe até o encerramento dos jogos, que acontece no dia 20 de fevereiro.