Estudo apresenta um panorama da indústria do esporte em 2022
No final de 2021, o mundo voltava a certa normalidade após um longo período em que imperou o isolamento social. Desde que a vacinação ganhou força em diversos países, a realização de campeonatos esportivos e de outros eventos deixou de ser um desafio tão grande.
Estas conclusões estão presentes em um novo estudo divulgado pela Deloitte, empresa de consultoria especializada e mundialmente conhecida. O material intitulado “2022 sports industry outlook”, ou, panorama da indústria do esporte em 2022, em tradução livre, traz um olhar para o futuro deste mercado e aprendizados contidos na edição anterior, publicada em 2021.
Assim como no ano passado, a consultoria destaca neste novo relatório a necessidade das empresas ligadas ao esporte de buscarem por novas e variadas fontes de receita, ao mesmo tempo que fortalecem a ligação entre suas marcas e os fãs. Além disso, o crescimento e planejamento para ações futuras devem pautar, cada vez mais, questões ligadas à igualdade e justiça, com foco em temas como raça, gênero e identidade de gênero, por exemplo.
É essencial que as companhias se atentem a estas questões e às tendências e oportunidades que, de certa forma, ganharam impulso com as mudanças ocasionadas pela pandemia. Essas novidades têm grandes chances de mudar o centro de poder nos negócios esportivos, criando grandes oportunidades de crescimento.
Cinco tendências para 2022
- Haverá uma acelerada fusão entre os mundos real e virtual, com o crescimento do mercado para a captura e análise de dados, esportes, NFTs (código gerado por computador que autentica arquivos digitais e que tem encontrado aplicações bastante rentáveis) e tecnologias imersivas.
- O atletismo universitário passará por mudanças motivadas, sobretudo, pelo exercício de autodeterminação dos próprios atletas.
- As inovações provocadas pela tecnologia do blockchain podem abrir novos mercados, trazendo novas possibilidades de produtos e de interação com os fãs do esporte.
- As apostas esportivas se popularizaram e as empresas continuarão em busca de novos consumidores neste segmento.
- O papel e o dever do esporte na sociedade receberão atenção crescente, com foco em sustentabilidade e saúde mental.
Para conhecer o estudo na íntegra, clique aqui.