Qual o impacto dos eventos esportivos na economia?

Entenda como a Copa do Mundo e as Olimpíadas influenciam as economias locais

O ano de 2026 é marcado por dois grandes eventos esportivos, os Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão e Cortina, na Itália, e a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, México e Canadá. Apesar das diferenças em cada uma das competições, elas possuem algo em comum: o impacto econômico nas cidades que sediam os torneios. 



Além de melhorias em infraestrutura, esses eventos ampliam a circulação de renda e influenciam diversos segmentos da economia: turismo, logística, varejo, marketing, segurança, geração de empregos e interação cultural.

Mas existem outros pontos a se destacar: 

O impacto econômico da Copa do Mundo

Dois estudos divulgados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), junto a Organização Mundial do Comércio (OMC), destacaram os efeitos socioeconômicos da Copa do Mundo 2026 para a economia global e para os Estados Unidos. 


De acordo com a pesquisa, a competição pode impulsionar o PIB global em até US$40,9 bilhões, gerando cerca de 824 mil empregos. 


Nos  EUA, em particular, a pesquisa aponta a criação de mais de 185 mil empregos, além de um PIB de US$17,2 bilhões. Vale ressaltar que a FIFA tem a expectativa de receber mais de seis milhões de pessoas nos estádios e cidades. 

O impacto de outros eventos esportivos

No caso dos Jogos Olímpicos de Inverno, a estimativa é de um retorno financeiro de milhões de euros para a região de Milão. Além disso, a competição deixa um legado estrutural à população. 


Vale ressaltar que o ano de 2026 contará com outros eventos esportivos importantes para as economias locais, como o Super Bowl, este ano sediado em Santa Clara, na Califórnia, o  torneio de Roland Garros, na França, a final da Liga dos Campeões da Europa, em Budapeste, entre muitos outros. 


Para Renato Jardim, diretor-executivo da ÁPICE, os eventos esportivos são um dos fatores mais importantes na economia global. “Os eventos esportivos integram um dos segmentos mais relevantes e dinâmicos da indústria global do esporte, com capacidade de mobilizar investimentos, ativar cadeias produtivas e gerar impactos econômicos e sociais expressivos. A participação das grandes marcas, por meio de apoios estratégicos e patrocínios, viabiliza a realização desses eventos, impulsiona a geração de empregos e fortalece, de forma sustentável, todo o ecossistema esportivo.”

Sobre a ÁPICE

Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, do varejo e da indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, a entidades públicas ou privadas e à sociedade em geral.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais