A pandemia popularizou a prática de esportes ao ar livre

Essa afirmação vem de um estudo apresentado pela Google em novembro deste ano, depois de ouvir 2 mil brasileiros para entender as mudanças que surgiram na pandemia sobre as práticas esportivas. Os resultados combinam o comportamento das pessoas na ferramenta de busca da plataforma e no YouTube, e trazem os insights de outro estudo produzido pela consultoria Sport Track entre 2006 e 2020.

 

A busca por esportes ao ar livre ou outdoor, como costumam ser chamados, cresceu significativamente. As buscas por ciclismo aumentaram 144% e por natação subiram 230%. Além disso, outras modalidades também ganharam novos públicos. O estudo produzido pela Sport Track mostrou que 39% dos brasileiros declaram ter começado algum esporte novo neste período. 

 

Os motivos para a procura destas atividades também mudaram, o que mostra que as pessoas estão mais interessadas em desenvolver bons hábitos de saúde e bem-estar, colocando estas questões bem à frente dos objetivos estéticos ou dos hobbies. Entre 2017 e 2020, as buscas por mindfulness e medição mais que dobraram, comprovando esta tendência. 



Um novo momento para esportes em geral


 A pandemia impulsionou as práticas ao ar livre, mas o aumento na procura já acontecia antes. No caso do surf e do skate, por exemplo, foi observado um crescimento próximo de 8 e 6 vezes, respectivamente, nos últimos cinco anos. 

 

Pelos menos 41% dos brasileiros dizem fazer algum esporte ao ar livre e 23% sondam artigos para praticar as atividades externas. As modalidades que mais cresceram nas buscas do Google entre 2019 e 2020 foram ciclismo, skate, squash, handebol e yoga. 

 

Mas o interesse do público não se restringiu às modalidades ao ar livre, as pessoas também procuraram mais por exercícios em casa. As pesquisas por este termo cresceram duas vezes entre março e novembro de 2020. E nesse contexto, ferramentas como o YouTube tiveram um papel essencial para orientar essa turma a se movimentar.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais