Essa afirmação vem de um estudo apresentado pela Google em novembro deste ano, depois de ouvir 2 mil brasileiros para entender as mudanças que surgiram na pandemia sobre as práticas esportivas. Os resultados combinam o comportamento das pessoas na ferramenta de busca da plataforma e no YouTube, e trazem os insights de outro estudo produzido pela consultoria Sport Track entre 2006 e 2020.
A busca por esportes ao ar livre ou outdoor, como costumam ser chamados, cresceu significativamente. As buscas por ciclismo aumentaram 144% e por natação subiram 230%. Além disso, outras modalidades também ganharam novos públicos. O estudo produzido pela Sport Track mostrou que 39% dos brasileiros declaram ter começado algum esporte novo neste período.
Os motivos para a procura destas atividades também mudaram, o que mostra que as pessoas estão mais interessadas em desenvolver bons hábitos de saúde e bem-estar, colocando estas questões bem à frente dos objetivos estéticos ou dos hobbies. Entre 2017 e 2020, as buscas por mindfulness e medição mais que dobraram, comprovando esta tendência.
A pandemia impulsionou as práticas ao ar livre, mas o aumento na procura já acontecia antes. No caso do surf e do skate, por exemplo, foi observado um crescimento próximo de 8 e 6 vezes, respectivamente, nos últimos cinco anos.
Pelos menos 41% dos brasileiros dizem fazer algum esporte ao ar livre e 23% sondam artigos para praticar as atividades externas. As modalidades que mais cresceram nas buscas do Google entre 2019 e 2020 foram ciclismo, skate, squash, handebol e yoga.
Mas o interesse do público não se restringiu às modalidades ao ar livre, as pessoas também procuraram mais por exercícios em casa. As pesquisas por este termo cresceram duas vezes entre março e novembro de 2020. E nesse contexto, ferramentas como o YouTube tiveram um papel essencial para orientar essa turma a se movimentar.
Av. Paulista, 2537, conj 03-102
Bela Vista | São Paulo | SP
CEP 01311-300
Tel. +55 11 3774–2626
associacao@apicebrasil.org.br
Copyright ÁPICE @ 2020 | Desenvolvido por
Interteia Comunicação.