Pesquisas mostram o aumento do interesse das mulheres pelo esporte

No Brasil, as 30 modalidades mais populares cresceram 20% desde 2020

O interesse das mulheres pelo esporte vem crescendo ao redor do mundo. De acordo com o relatório Women and Sports, produzido pelo Ibope Repucom, no Brasil, o interesse médio feminino pelas 30 modalidades esportivas mais populares no país aumentou em 20% desde 2020. Esse crescimento representa mais do que o dobro em relação aos homens, que foi de 9%. 


Impulsionado pelo fenômeno de Rayssa Leal, o skate lidera esse crescimento, com 48%, seguido pelo tênis (33%), futebol de areia (31%), futsal (27%) e atletismo (22%). 


Além disso, segundo a Deloitte, o mercado de esportes feminino deve movimentar mais de US$2,3 bilhões mundialmente em 2025. Vale destacar que esses dados representam o dobro de 2024, quando o segmento movimentou US$1,88 bilhão. 

Desses US$2,3 bilhões, cerca de 54% deverá ser gerado por ações comerciais importantes, como patrocínios, parcerias e merchandising, que irão liderar o crescimento com US$1,26 bilhão. Transmissões e bilheterias também ganham mais espaço, com estimativas de US$590 milhões e US$500 milhões, respectivamente.


Entre os esportes que mais movimentam estão o basquete e o futebol femininos, com as respectivas projeções de receita de US$1,03 bilhão e US$820 milhões. 


Para Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE, o crescimento do esporte feminino representa uma transformação na nossa sociedade. “O crescimento do interesse das mulheres pelo esporte no Brasil é notável e transformador. Mais do que um fenômeno cultural, trata-se de uma força econômica em expansão, que movimenta bilhões e impulsiona novos negócios. Essa evolução mostra o potencial do esporte feminino como agente de desenvolvimento social e econômico”. 


Sobre a ÁPICE


Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, varejo e indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, entidades públicas ou privadas e com a sociedade de forma geral.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais