Tênis de mesa em alta: entenda a modalidade que consagrou Hugo Calderano campeão mundial
Além do título inédito para o Brasil, o brasileiro se tornou o primeiro não-asiático, ou europeu, a vencer a Copa do Mundo
O tênis de mesa do Brasil chegou ao topo do mundo com o título de Hugo Calderano na Copa do Mundo da modalidade. O brasileiro venceu o chinês Lin Shidong, líder do ranking mundial, por 4 a 1, garantindo um título inédito para o Brasil. Além disso, Calderano se tornou o primeiro jogador não-asiático ou europeu a conquistar a competição.
Vale destacar que, nas Olimpíadas de Paris, Hugo já havia feito história para o tênis de mesa brasileiro, alcançando uma semifinal inédita e garantindo a melhor campanha do país na história dos jogos.
Mas qual a origem do tênis de mesa e como esse esporte vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil? Entenda:
Origem do tênis de mesa
Popularmente conhecido no Brasil como pingue-pongue, a modalidade surgiu na Inglaterra, no século XIX. A princípio, o tênis de mesa aparece como uma alternativa ao tênis de campo, já que pode ser praticado em um ambiente fechado. No Brasil, o esporte chegou em 1905, sendo trazido por turistas ingleses.
Nos Jogos Olímpicos, o tênis de mesa foi incluído em 1988, nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul.
Benefícios do tênis de mesa
Além de uma paixão mundial, o tênis de mesa traz consigo uma série de benefícios para o corpo e para a mente:
- Melhorando a coordenação motora;
- Estimulando o raciocínio e concentração;
- Queimando calorias;
- Promovendo a saúde cardiovascular;
- Aumentando o bem-estar mental.
Tênis de mesa no Brasil
Aqui no Brasil, o pingue-pongue ganha cada vez mais praticantes. Desde 2020, o número de pessoas jogando tênis de mesa aumentou 211%. O número de jogadores registrados chegou a nove mil e a meta até 2028 é de 50 mil.
Vale destacar que, com incentivos, estruturas e políticas públicas, a modalidade pode atingir ainda mais praticantes em todo o país. Renato Jardim, diretor-executivo da ÁPICE destaca a importância do crescimento da modalidade no Brasil.
“O crescimento do tênis de mesa no Brasil é reflexo direto da inspiração que atletas como Hugo Calderano proporcionam. É uma conquista que movimenta o esporte nacional, atrai novos praticantes e mostra como o investimento em modalidades menos tradicionais pode gerar grandes resultados. Precisamos aproveitar esse momento para incentivar ainda mais a prática e a estruturação do tênis de mesa em todo o país.”
Sobre a ÁPICE
Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, varejo e indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, entidades públicas ou privadas e com a sociedade de forma geral.