Alta nas matérias-primas preocupa empresários do mercado de calçados, aponta pesquisa

O aumento se deve à desaceleração da cadeia global de transportes e ao suprimento causado pela pandemia da COVID-19

 

A indústria de calçados vem sofrendo nos últimos meses com a escassez e o aumento no preço das matérias-primas, provocados principalmente pela pandemia da COVID-19, que desacelerou e fechou os processos de cadeias globais. É o que aponta a última edição do World Footwear Experts Panel Survey, levantamento semestral realizado pela World Footwear em parceria com especialistas do setor calçadista.

 

Dos entrevistados, 84% afirmam estar preocupados com o aumento dos preços das matérias-primas para a confecção de calçados, e apontam que esse será o maior obstáculo para o mercado nos próximos seis meses, assim como dificuldades em encontrar mão de obra qualificada para atender à demanda de produção.

 

Na publicação do primeiro levantamento deste boletim, no segundo semestre de 2019, a concorrência nos mercados internacionais liderava como uma preocupação entre os empresários do ramo. No entanto, desde o início das vacinações e a melhora na crise sanitária, a atenção do grupo tem se voltado aos custos de produção e de matérias-primas.

 

Segundo uma matéria publicada no portal Expansão, em setembro de 2021, o diretor de compras e logística da empresa de calçados Piccadilly, Josué Kunst, afirma que o impacto do aumento do preço das matérias-primas em agosto de 2021 foi 30% maior ao mesmo período no ano anterior, sendo impossível repassar todo o reajuste ao consumidor. Para reverter o quadro, a Piccadilly tem apostado na compra antecipada e no reforço de estoques para sua produção.

 

Papelão, plástico, aço, resina, tecido e espumas foram os insumos que mais pesaram no reajuste. O papel subiu mais de 100% desde 2020, e a resina 80%. No entanto, o diretor está otimista com a retomada econômica: “As vendas foram impactadas, porém no segundo semestre de 2021 começa uma normalização, em nível anterior ao da pandemia”, afirma.

 

A pesquisa também levantou que preocupações com a queda na procura pelos produtos caiu de 50% para 20% e, com  problemas financeiros, de 44% para 20%. Já as concorrências no mercado internacional, obstáculos legais ou regulatórios, impostos e questões climáticas, também parecem ter perdido espaço entre as prioridades dos entrevistados.

 

Sobre a realização da pesquisa

 

O objetivo do World Footwear Experts Panel Survey é coletar e divulgar informações sobre as condições atuais de negócios nos mercados mundiais de calçados. Estes resultados foram obtidos na quinta edição da pesquisa, realizada durante o mês de outubro de 2021.

 

Foram obtidas 122 respostas válidas, sendo essas, 43% provenientes da Europa, 30% da Ásia, e 20% nas Américas. O restante ficou dividido entre o continente africano e a Oceania.




black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais