Importação de calçados brasileiros segue em queda

Entre janeiro e setembro de 2021, as importações de calçados das marcas esportivas foram 37% menores que no mesmo período de 2019, antes da pandemia. Quando comparado ao mesmo período de 2020, os resultados também decepcionam e ficam 18% abaixo do registrado naquele ano.

 

O preço médio do calçado importado pelas marcas globais foi de USD 20,80, ou R$110,90 para cada par comercializado, valor muito superior ao praticado pela indústria nacional de calçados em geral e de esportivos em particular, o que indica ser desnecessária a imposição de impostos tão altos para importação.

 

As exportações brasileiras de calçados em geral, no entanto, retomaram os níveis pré-pandemia. A quantidade de produtos exportados entre janeiro e setembro deste ano foi 34% maior que no mesmo período de 2020 e 1% maior que em 2019. O preço médio de exportação em 2021, foi de USD 7,17 por par, valor 65% inferior ao preço médio de importação de calçados das marcas esportivas.

 

No seguimento de calçados em geral, as importações foram 4,5% menores que em 2020 e 26% abaixo dos valores registrados em 2019. O preço médio de importação destes produtos foi de USD 14,23 por par, ou seja, duas vezes maior que o preço de exportação da indústria brasileira.

 

“A política comercial isolacionista não é coerente com a conjuntura econômica atual, em especial diante da evolução da taxa de câmbio, da crise dos fretes internacionais, da busca pela recuperação do mercado pós-pandemia e da necessidade de ativação do mercado esportivo. Os consumidores brasileiros estão sendo prejudicados quanto ao acesso a maior diversidade de modelos de produtos e melhores condições comerciais”, argumenta Renato Jardim, diretor executivo da Ápice.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais