Importação de calçados brasileiros segue em queda

Entre janeiro e setembro de 2021, as importações de calçados das marcas esportivas foram 37% menores que no mesmo período de 2019, antes da pandemia. Quando comparado ao mesmo período de 2020, os resultados também decepcionam e ficam 18% abaixo do registrado naquele ano.

 

O preço médio do calçado importado pelas marcas globais foi de USD 20,80, ou R$110,90 para cada par comercializado, valor muito superior ao praticado pela indústria nacional de calçados em geral e de esportivos em particular, o que indica ser desnecessária a imposição de impostos tão altos para importação.

 

As exportações brasileiras de calçados em geral, no entanto, retomaram os níveis pré-pandemia. A quantidade de produtos exportados entre janeiro e setembro deste ano foi 34% maior que no mesmo período de 2020 e 1% maior que em 2019. O preço médio de exportação em 2021, foi de USD 7,17 por par, valor 65% inferior ao preço médio de importação de calçados das marcas esportivas.

 

No seguimento de calçados em geral, as importações foram 4,5% menores que em 2020 e 26% abaixo dos valores registrados em 2019. O preço médio de importação destes produtos foi de USD 14,23 por par, ou seja, duas vezes maior que o preço de exportação da indústria brasileira.

 

“A política comercial isolacionista não é coerente com a conjuntura econômica atual, em especial diante da evolução da taxa de câmbio, da crise dos fretes internacionais, da busca pela recuperação do mercado pós-pandemia e da necessidade de ativação do mercado esportivo. Os consumidores brasileiros estão sendo prejudicados quanto ao acesso a maior diversidade de modelos de produtos e melhores condições comerciais”, argumenta Renato Jardim, diretor executivo da Ápice.

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