Brasil é tetracampeão mundial de beach tennis
No dia 10 de outubro, aconteceu a final da ITF Beach Tennis World Cup 2021 nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. As disputas pelos títulos foram entre Brasil e Itália. As equipes brasileiras feminina e masculina venceram por 2 sets a 0 dos italianos, país que também ostenta quatro títulos mundiais na modalidade.
O Brasil vem com uma boa sequência de vitórias e essa foi a terceira seguida. O país também conquistou o título mundial em 2018 e 2019 em Moscou, na Rússia. O Brasil também recebeu neste mês outro grande campeonato em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 12 e 17 de outubro, o ITF Sand Series Brasília’21, em que a dupla feminina do Brasil saiu vitoriosa após disputar o título com a equipe italiana.
O beach tennis está em plena ascensão em terras brasileiras e veio para ficar. O clima tropical do país, que possui mais de 8 mil quilômetros de praias, contribui para a disseminação do esporte. E mesmo longe do mar, a modalidade ganha novos adeptos. Só no estado de São Paulo já são mais de 900 quadras e arenas, segundo a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT).
A ÁPICE está atenta à esta ascensão do beach tennis e vem trabalhando junto com o governo brasileiro nas medidas que reduzem a carga tributária sobre os produtos relacionados ao esporte. Os impostos aplicados sobre as raquetes de beach tennis, por exemplo, podem chegar a 60% do valor do produto nas prateleiras. A aplicação de valores mais justos pode impulsionar a popularização do esporte no país.