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Estudo da Nielsen aponta mídias digitais como o principal canal para acompanhar esportes

Desde seu início em 2020, a pandemia mudou diversos hábitos ao redor do mundo e a maneira de assistir esportes não ficou de fora. Segundo estudo da Nielsen, as mídias digitais superaram a audiência da programação tradicional da televisão.

A consultoria analisou o público de 20 entidades, como NBA, Premier League e Roland Garros, em 18 países, incluindo China, Estados Unidos e Brasil. Os resultados indicam que plataformas de streaming emergentes, como Amazon Prime e DAZN, começaram a ganhar mais adeptos. 

Entre 2019 e 2021, a audiência esportiva da TV caiu 2% mundialmente. Já a porcentagem de usuários que utilizam outras plataformas subiu 6%. Embora a televisão ainda seja o principal canal em algumas partes do mundo, o cenário é outro em regiões, como a América Latina. 


E da mesma forma que os fãs de esportes têm mudado a maneira como acompanham jogos e competições, os hábitos de consumo de notícias esportivas também modificam-se. 

Segundo o levantamento da Nielsen, mídias tradicionais tiveram redução de 7% nos acessos desde 2019, mantendo uma média de 53%. Enquanto isso, as digitais seguem crescendo e hoje representam 63% dos acessos à notícias relacionadas a temas esportivos.

Novas mídias

Segundo os dados da Nielsen, atualmente, o Facebook é o principal canal dos amantes de esportes, reunindo uma base de fãs média de 18,1 milhões. O Instagram fica em segundo, com 15,7 milhões. O estudo, porém, destaca o YouTube como mídia emergente, com aumento de 199% de visualizações entre 2019 e 2021, enquanto o Facebook mantém uma média de 15%. 

A consultoria destaca, ainda, que os fãs de esportes também acompanham as novidades via plataformas de streaming e por mensagens. Além disso, esses dados mudam de acordo com a região. Em partes do mundo onde a consultoria aponta “desenvolvimento mais recentemente na infraestrutura esportiva”, as mídias digitais já superaram os canais tradicionais, como é o caso da América Latina, Ásia e África. “Isso poderia ser explicado por vários fatores, como bases de fãs mais jovens que são mais acostumadas a usar o digital como sua principal fonte de informação para todas as coisas”, aponta a pesquisa. 

Com isso, as entidades esportivas registram aumento de engajamento com esse público, promovendo uma base de fãs média de 37,4 milhões a cada esporte, e uma média de crescimento de 45%. Atividades que não tinham forte presença digital também aumentam a base ainda mais, como Fórmula 1, La Liga e One Championship. 


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