Estudo da Nielsen aponta mídias digitais como o principal canal para acompanhar esportes

Desde seu início em 2020, a pandemia mudou diversos hábitos ao redor do mundo e a maneira de assistir esportes não ficou de fora. Segundo estudo da Nielsen, as mídias digitais superaram a audiência da programação tradicional da televisão.

A consultoria analisou o público de 20 entidades, como NBA, Premier League e Roland Garros, em 18 países, incluindo China, Estados Unidos e Brasil. Os resultados indicam que plataformas de streaming emergentes, como Amazon Prime e DAZN, começaram a ganhar mais adeptos. 

Entre 2019 e 2021, a audiência esportiva da TV caiu 2% mundialmente. Já a porcentagem de usuários que utilizam outras plataformas subiu 6%. Embora a televisão ainda seja o principal canal em algumas partes do mundo, o cenário é outro em regiões, como a América Latina. 


E da mesma forma que os fãs de esportes têm mudado a maneira como acompanham jogos e competições, os hábitos de consumo de notícias esportivas também modificam-se. 

Segundo o levantamento da Nielsen, mídias tradicionais tiveram redução de 7% nos acessos desde 2019, mantendo uma média de 53%. Enquanto isso, as digitais seguem crescendo e hoje representam 63% dos acessos à notícias relacionadas a temas esportivos.

Novas mídias

Segundo os dados da Nielsen, atualmente, o Facebook é o principal canal dos amantes de esportes, reunindo uma base de fãs média de 18,1 milhões. O Instagram fica em segundo, com 15,7 milhões. O estudo, porém, destaca o YouTube como mídia emergente, com aumento de 199% de visualizações entre 2019 e 2021, enquanto o Facebook mantém uma média de 15%. 

A consultoria destaca, ainda, que os fãs de esportes também acompanham as novidades via plataformas de streaming e por mensagens. Além disso, esses dados mudam de acordo com a região. Em partes do mundo onde a consultoria aponta “desenvolvimento mais recentemente na infraestrutura esportiva”, as mídias digitais já superaram os canais tradicionais, como é o caso da América Latina, Ásia e África. “Isso poderia ser explicado por vários fatores, como bases de fãs mais jovens que são mais acostumadas a usar o digital como sua principal fonte de informação para todas as coisas”, aponta a pesquisa. 

Com isso, as entidades esportivas registram aumento de engajamento com esse público, promovendo uma base de fãs média de 37,4 milhões a cada esporte, e uma média de crescimento de 45%. Atividades que não tinham forte presença digital também aumentam a base ainda mais, como Fórmula 1, La Liga e One Championship. 


black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais