O tai chi traz os mesmos benefícios das atividades físicas mais comuns

O tai chi é uma atividade que envolve movimentos corporais e é indicado para todas as idades. Um dos benefícios relacionados com os movimentos aprendidos com esta técnica milenar chinesa é a melhora no equilíbrio físico e na coordenação motora. Um estudo publicado em junho de 2021 no “Annals of Internal Medicine” mostrou que o tai chi também oferece os mesmos benefícios à saúde quando praticamos exercícios físicos aeróbicos e de força. 

 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam um grupo com 543 indivíduos obesos, com mais de 50 anos, escolhidos aleatoriamente e divididos em três subgrupos. Uma parte foi submetida à prática do tai chi, outra realizou exercícios aeróbicos e treinos de força e o último subgrupo não realizou nenhum exercício.

 

As respostas a cada estímulo mostra que, aqueles que praticaram tai chi, com movimentos circulares, lentos e contínuos, conhecidos como estilo Yang, tiveram resultados tão bons quanto o grupo que realizou exercícios físicos mais severos e os aeróbicos. O programa de treinos dos dois grupos foi de 12 semanas com sessões de uma hora e em três dias por semana. 

 

Tanto as pessoas que praticaram tai chi quanto aqueles que levantaram peso e fizeram exercícios aeróbicos tiveram reduções de peso, de medidas corporais e de colesterol parecidas quando comparados ao grupo de controle.

 

Isso mostra que mesmo quem não curte a ideia de executar exercícios intensos pode manter a saúde em equilíbrio com as técnicas aplicadas no tai chi.


Fonte: Harvard Health Publishing

Por Gabriel Rezende 16 de abril de 2025
Até 2030, o Brasil pode ocupar a 5ª posição no ranking mundial de obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
Leia mais