Governo exclui produtos esportivos de reduções tarifárias

Foi aprovada pelo governo brasileiro a redução de 10% das alíquotas do imposto de importação que compreende 87% dos produtos importados consumidos no país. A decisão foi publicada por meio da Resolução nº 269/2021 do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio da CAMEX. Setores como o têxtil e o calçadista não estão entre os beneficiados por esta medida extra Mercosul, afetando o comércio de produtos esportivos no Brasil.

 

As novas alíquotas valem até o dia 31 de dezembro de 2022. Com a atual taxa de câmbio, a ÁPICE vê com preocupação o impacto da decisão tomada pelo governo sobre as vendas do setor em que atua. “O mercado brasileiro é um dos mais fechados do mundo e a exclusão dos produtos esportivos desta redução de impostos de importação pode prejudicar todo o ecossistema do esporte, diminuindo a variedade de produtos ofertadas ao consumidor e deixando de gerar empregos neste mercado”, conclui Renato Jardim, diretor executivo da associação.


black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais