OMS recomenda a prática de atividades físicas
Não há novidade no fato de que os exercícios físicos contribuem com a saúde, no entanto, uma publicação recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) traz dados importantes por trás da necessidade das pessoas serem mais ativas. Segundo o estudo, cerca de cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas no mundo se as pessoas fossem menos sedentárias.
O material sugere ações para combater este cenário e aumentar o bem-estar das pessoas e enxerga os obstáculos às mudanças, incluindo as consequências da pandemia de Covid-19. Mas além disso, a falta de espaços apropriados para uma vida mais ativa também surge como um ponto a ser analisado principalmente pelos formuladores de políticas públicas.
A organização ainda sugere no relatório que a realização de atividades físicas aumente em 15% até 2030 no mundo e incentiva a criação de políticas pensadas no plano de ação global. O cenário atual, investigado no estudo, mostra que um em cada quatro adultos, e quatro em cada cinco adolescentes são sedentários. E ainda aponta que as mulheres são 8% menos ativas do que os homens.
Para Fiona Bull, chefe da Unidade de Atividade Física da OMS, as atividade sugeridas no documento estão alinhadas com as políticas da ONU e pede às indústrias, aos governos, à sociedade civil e demais agências, pela construção de uma visão comum na construção de sociedades mais ativas com mais esporte, caminhadas, ciclismo e brincadeiras.
O estudo completo está disponível
aqui.
Fonte: ONU News