Blog Layout

ONU lança campanha global de atividade física em prol do clima no planeta

No dia 2 de agosto, a Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou a campanha #TheHumamRace, ou #ACorridaHumana, que traz um novo olhar para a ação climática e suas consequências às pessoas que vivem nos países mais afetados por desastres naturais. O desafio é praticar 100 minutos de corrida, caminhada, bicicleta ou outra atividade física entre os dias 16 e 31 de agosto.


Não por acaso, a data de início do desafio cai na semana do Dia Mundial Humanitário, que acontece em 19 de agosto. A ação promovida pela ONU mobiliza as pessoas do mundo inteiro para a importância do cuidado com a própria saúde e a do planeta. Além disso, os 100 minutos determinados para as atividades servem também para sensibilizar os países desenvolvidos a cumprir a promessa de apoiar com US$100 bilhões anuais as nações em desenvolvimento para redução dos impactos ao clima até 2030.


Entre os grandes nomes que apoiam a iniciativa está o da ultramaratonista brasileira, Fernanda Maciel. A atleta mineira e advogada de causas ambientais foi a primeira mulher a escalar o Aconcágua, na Argentina, a montanha mais alta das Américas. Acostumada a correr longas distâncias, como na corrida de 50 km dentro da floresta amazônica, Fernanda relatou à ONU News que #ACorridaHumana é importante para que as pessoas tenham um maior contato com a natureza e se sensibilizem com a causa. Além de reforçar a importância do incentivo à prática de atividades físicas. 


Para a ultramaratonista, correr os 100 minutos é algo muito tranquilo, mas ela sabe que para muitas pessoas não habituadas à prática de esportes, este será um grande desafio. A parceria pela causa une outras agências da organização, além de ONGs, a Cruz Vermelha e ativistas do clima pelo aplicativo Strava. O app, de origem sueca, tem por objetivo estabelecer uma comunidade de atletas ao redor do mundo e inspirar neles a prática dos esportes. O diretor e gerente desta comunidade, Michael Horvat, disse à ONU que há mais de 88 milhões de atletas em 195 países com potencial de encontrar soluções para alguns dos problemas tratados pela campanha. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, acredita que o mundo está perdendo essa disputa, mas que é possível reverter o quadro, e incentiva dizendo que é hora de apertar o tênis e vencer a corrida pelo clima para todos nós.


Fonte: ONU Brasil

mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: