Ápice obtém redução do imposto de importação para raquetes de tênis

A notícia sobre a redução do imposto foi publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de agosto de 2021. A determinação veio do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (GECEX), depois de uma de suas reuniões ordinárias. Esta medida está relacionada às raquetes de tênis, classificadas pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de número 9506.51.00, e é resultado de um pleito encaminhado pela ÁPICE ao Comitê, que solicitava a diminuição da alíquota do imposto. 


Com a medida, a alíquota de importação de raquetes passou de 20% para zero. A isenção contempla 130 mil unidades no período de 365 dias e é renovável por mais um ano.  “Com essa conquista, poderemos estimular ainda mais a prática desse esporte no Brasil e também ampliar o número de praticantes da modalidade”, comenta Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE. 


A associação também avalia a redução de imposto na importação de outros produtos de interesse dos seus associados, sempre em busca de ampliar a prática de atividade física no país.

Por Gabriel Rezende 24 de setembro de 2025
A SGI Europe (Sporting Goods Intelligence) listou os 50 maiores varejistas esportivos do mundo. Juntos, faturaram em 2024 US$ 150 bilhões (cerca de R$ 800 bilhões).  Entre eles, duas redes têm operações no Brasil: a maior do mundo (de origem francesa) e a 25ª (brasileira!). É significativo estar no mapa, mas, pelo tamanho e perfil da nossa população, o Brasil poderia ter um peso muito maior no consumo global de artigos esportivos. Um dos freios é o nosso ambiente comercial fechado. Em 2007, o Brasil elevou tarifas de importação de vestuário e calçados de 20% para 35%, mantendo desde então uma das alíquotas mais altas do mundo para o setor. O resultado aparece nos dados. Segundo o IBGE, as vendas de vestuário e calçados (em geral, não apenas esportivos) caíram 4,4% quando comparamos 2025 com 2007. No mesmo período, o varejo total brasileiro cresceu quase 70%.
Por Gabriel Rezende 16 de setembro de 2025
Relatório da UNICEF feito com informações de 190 países destacou que, pela primeira vez, o número de crianças e jovens obesos superou o de desnutridos!
Leia mais