Saúde mental em dia incentiva crianças a praticarem exercícios físicos na quarentena

Estudo mostra a relação entre bem-estar mental, atividade física e tempo de tela para crianças e adolescentes


De acordo com um estudo chamado Motor Module Longitudinal Study, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) e da Karlsruhe University of Education (PHKA), a saúde mental de crianças e adolescentes diminuiu durante o primeiro lockdown por conta da pandemia de coronavírus. 


Para crianças com idade entre 4 e 10 anos, a saúde mental foi
fundamental para promover a atividade física durante a quarentena no segundo semestre de 2020, diz a pesquisa. "Os impactos do lockdown sobre crianças e adolescentes foram amplamente discutidos", diz a Dra. Kathrin Wunsch, do Instituto de Esportes e Ciências do Esporte do KIT. 


Já em dezembro, em um novo estudo promovido pela equipe, os
resultados foram mais favoráveis e indicam um aumento na prática de exercícios entre crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, porém, eles também passaram mais tempo em celulares e computadores. "Além disso, agora estudamos até que ponto a saúde mental desempenha um papel [na prática de exercícios]", diz Wunsch. 


Os dados da pesquisa foram coletados entre agosto de 2018 e o primeiro semestre de 2020, com 1.711 crianças e adolescentes. 


“Trabalhamos com um sistema de pontuação que expressa o bem-estar mental. A média de crianças e adolescentes é de 50 pontos. Já antes da pandemia, meninos e meninas na Alemanha alcançaram valores ruins de 44 e 45 pontos, respectivamente, em comparação com a média europeia”, conta Wunsch. A equipe descobriu que esses valores diminuíram ainda mais durante o primeiro lockdown. "Os valores atuais de saúde mental são 40 para meninos e 41 para meninas. Podemos ver claramente que a pandemia tem um impacto negativo na saúde mental de crianças e adolescentes”, ele completa.


Fonte:
Eurekalert

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais