Blog Layout

Saúde mental em dia incentiva crianças a praticarem exercícios físicos na quarentena

Estudo mostra a relação entre bem-estar mental, atividade física e tempo de tela para crianças e adolescentes


De acordo com um estudo chamado Motor Module Longitudinal Study, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) e da Karlsruhe University of Education (PHKA), a saúde mental de crianças e adolescentes diminuiu durante o primeiro lockdown por conta da pandemia de coronavírus. 


Para crianças com idade entre 4 e 10 anos, a saúde mental foi
fundamental para promover a atividade física durante a quarentena no segundo semestre de 2020, diz a pesquisa. "Os impactos do lockdown sobre crianças e adolescentes foram amplamente discutidos", diz a Dra. Kathrin Wunsch, do Instituto de Esportes e Ciências do Esporte do KIT. 


Já em dezembro, em um novo estudo promovido pela equipe, os
resultados foram mais favoráveis e indicam um aumento na prática de exercícios entre crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, porém, eles também passaram mais tempo em celulares e computadores. "Além disso, agora estudamos até que ponto a saúde mental desempenha um papel [na prática de exercícios]", diz Wunsch. 


Os dados da pesquisa foram coletados entre agosto de 2018 e o primeiro semestre de 2020, com 1.711 crianças e adolescentes. 


“Trabalhamos com um sistema de pontuação que expressa o bem-estar mental. A média de crianças e adolescentes é de 50 pontos. Já antes da pandemia, meninos e meninas na Alemanha alcançaram valores ruins de 44 e 45 pontos, respectivamente, em comparação com a média europeia”, conta Wunsch. A equipe descobriu que esses valores diminuíram ainda mais durante o primeiro lockdown. "Os valores atuais de saúde mental são 40 para meninos e 41 para meninas. Podemos ver claramente que a pandemia tem um impacto negativo na saúde mental de crianças e adolescentes”, ele completa.


Fonte:
Eurekalert

mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: