Crianças e jovens obesos superam desnutridos pela primeira vez na história, aponta relatório da UNICEF

Estudo foi feito com base em dados e informações de mais de 190 países

Um estudo desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destacou que, pela primeira vez na história, o número de crianças e jovens obesos é maior em relação aos desnutridos no mundo. O índice de obesidade chegou a 9,4%, enquanto isso, a desnutrição afeta 9,2%. A pesquisa foi feita com dados fornecidos por mais de 190 países. 


O estudo também destaca que, desde 2000, a quantidade de crianças e jovens acima do peso dobrou, chegando a 391 milhões. Os países de baixa renda são os que mais concentram a obesidade, com 81%. Este número era de 66% no começo do século XXI. 

No Brasil, os dados também são preocupantes. Desde a virada do século, em 2000, o percentual de crianças e adolescentes obesos triplicou. Hoje, 5% das crianças com menos de 5 anos e 20% entre 5 e 19 anos estão com excesso de peso. Um dos principais motivos é o fácil acesso e o aumento de produtos ultraprocessados. 


Apesar dos dados preocupantes, o relatório coloca o Brasil como um dos exemplos mundiais, destacando a rotulagem dos alimentos (com informações sobre quantidade de açúcar, gordura e sódio), isenção fiscal para produtos in natura e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, crianças e adolescentes devem praticar ao menos 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. Para isso, o relatório recomenda:



  • Estimular a prática de esportes e atividades físicas desde a primeira infância;
  • Garantir aulas de educação física regulares e de qualidade nas escolas;
  • Ampliar o acesso a espaços públicos seguros e adequados para a prática esportiva;
  • Reduzir o tempo de tela e promover hábitos mais ativos no cotidiano das crianças;
  • Engajar famílias e comunidades na criação de rotinas que incentivem o movimento diário.


Para Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE, os dados refletem um alerta sobre os níveis crescentes de inatividade física entre crianças e adolescentes. “O sedentarismo infantil é um dos grandes desafios de saúde pública da atualidade. Enfrentar esse cenário exige uma mobilização conjunta do poder público, das escolas, das famílias e da sociedade como um todo, para que o movimento e a atividade física voltem a fazer parte da rotina das novas gerações.”


Sobre a ÁPICE

Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, do varejo e da indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, a entidades públicas ou privadas e à sociedade em geral.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais