Crianças e jovens obesos superam desnutridos pela primeira vez na história, aponta relatório da UNICEF

Estudo foi feito com base em dados e informações de mais de 190 países

Um estudo desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destacou que, pela primeira vez na história, o número de crianças e jovens obesos é maior em relação aos desnutridos no mundo. O índice de obesidade chegou a 9,4%, enquanto isso, a desnutrição afeta 9,2%. A pesquisa foi feita com dados fornecidos por mais de 190 países. 


O estudo também destaca que, desde 2000, a quantidade de crianças e jovens acima do peso dobrou, chegando a 391 milhões. Os países de baixa renda são os que mais concentram a obesidade, com 81%. Este número era de 66% no começo do século XXI. 

No Brasil, os dados também são preocupantes. Desde a virada do século, em 2000, o percentual de crianças e adolescentes obesos triplicou. Hoje, 5% das crianças com menos de 5 anos e 20% entre 5 e 19 anos estão com excesso de peso. Um dos principais motivos é o fácil acesso e o aumento de produtos ultraprocessados. 


Apesar dos dados preocupantes, o relatório coloca o Brasil como um dos exemplos mundiais, destacando a rotulagem dos alimentos (com informações sobre quantidade de açúcar, gordura e sódio), isenção fiscal para produtos in natura e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, crianças e adolescentes devem praticar ao menos 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. Para isso, o relatório recomenda:



  • Estimular a prática de esportes e atividades físicas desde a primeira infância;
  • Garantir aulas de educação física regulares e de qualidade nas escolas;
  • Ampliar o acesso a espaços públicos seguros e adequados para a prática esportiva;
  • Reduzir o tempo de tela e promover hábitos mais ativos no cotidiano das crianças;
  • Engajar famílias e comunidades na criação de rotinas que incentivem o movimento diário.


Para Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE, os dados refletem um alerta sobre os níveis crescentes de inatividade física entre crianças e adolescentes. “O sedentarismo infantil é um dos grandes desafios de saúde pública da atualidade. Enfrentar esse cenário exige uma mobilização conjunta do poder público, das escolas, das famílias e da sociedade como um todo, para que o movimento e a atividade física voltem a fazer parte da rotina das novas gerações.”


Sobre a ÁPICE

Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, do varejo e da indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, a entidades públicas ou privadas e à sociedade em geral.

pirataria
Por Gabriel Rezende 20 de agosto de 2025
A pirataria é um dos maiores inimigos do futebol brasileiro, causando prejuízos bilionários para os clubes e para o governo, entenda as consequências do problema.
padel
Por Gabriel Rezende 12 de agosto de 2025
Dados do Global Padel Report mostram o crescimento da modalidade em todos o mundo!
Leia mais