Especialistas apontam tendências para o futuro da indústria do esporte nos próximos anos

Representantes de empresas como a Equip e Fitness Connected falaram ao ISPO sobre suas previsões


A pandemia mudou muitos conceitos e na indústria do esporte isso não foi diferente. Pensando nisso, o portal ISPO.com conversou com cinco especialistas do ramo esportivo para apontar tendências na indústria para os próximos anos. As perguntas feitas aos entrevistados foram: Quais são os desafios e aprendizados para o setor? E o que será importante no futuro?


O artigo traz as opiniões de Matthias Zaggl (W.L. Gore & Associates), Andy Schimeck (Equip), Mark Held (Outdoor Group), Jost Wiebelhaus (Laufshop) e Ralph Scholz (Fitness Connected). Os profissionais destacam, principalmente, a busca por atividades ao ar livre para os próximos meses.


“Como resultado [do isolamento],
mais pessoas estão passando tempo ao ar livre — mantendo a forma e se recuperando. Isso gerou novos consumidores que estão ativos ‘fora de casa’ e continua a aumentar em áreas como corrida, ciclismo, caminhada, trekking e esqui”, aponta Matthias Zaggl. O profissional ainda aponta que “as pessoas estão mais conscientes sobre o meio ambiente, especialmente sobre os desafios ambientais que todos enfrentamos e a obrigação de proteger nosso planeta”.


Ralph Scholz, CEO da Fitness Connected, fala ainda que a concepção da sociedade com relação ao esporte tem mudado por conta da pandemia. “Do meu ponto de vista, a crise do Coronavírus também mostrou que o esporte e o ‘fitness’ ainda são vistos muito sob o aspecto de ‘diversão’. Nosso aprendizado com isso deve ser o de
posicionar o esporte e a atividade física como parte do sistema de saúde”, ele completa.


Modelos de negócio e união na indústria


Mark Held, da Outdoor Group, aponta dois grandes desafios para as empresas neste período. “O primeiro é como lidar com os impactos de curto prazo da Covid, já que são tão imediatos e envolvem uma luta para encontrar um caminho para os consumidores que, infelizmente, não contém contato físico. [O segundo é] o que aprendemos com a pandemia e como podemos
adaptar nossos modelos de negócios para refletir o aumento do interesse por atividades ao ar livre e a ascensão da internet como a rota mais simples para o mercado”, completa Held.


Zaggl ressalta ainda a importância da união na indústria neste momento de dificuldades. “A COVID-19 criou muitos desafios. Estou convencido de que, se trabalharmos juntos para encontrar soluções inovadoras, aproveitar o espírito de colaboração e construir alianças fortes por meio das quais podemos maximizar nossos recursos,
podemos superar tudo isso”, finaliza.


Leia o artigo completo, em inglês,
clicando aqui.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais