Blog Layout

Nova pesquisa aponta benefícios de atividades físicas leves e feitas ao longo do dia

Um grande número de pessoas passam o dia sentadas trabalhando. O isolamento tornou essa realidade ainda mais comum, já que agora o escritório fica a poucos passos da cama, para alguns. Não é novidade que rotinas sedentárias podem trazer consequências ruins à saúde, nem que a prática de exercícios é necessária para ter uma vida mais equilibrada. Ainda assim, pesquisadores do “British Journal of Sports Medicine” realizaram um novo estudo sobre os benefícios das exercícios físicos e constataram que incorporar atividades físicas leves no curso do dia, independentemente de quais forem essas atividades, diminui os riscos causados pelo sedentarismo, e isso inclui aqueles que já praticam seus 30 minutos de exercícios físicos intensos, mas passam o resto do dia sentados.


Os pesquisadores analisaram 6 estudos com mais de 130 mil adultos dos Estados Unidos, Inglaterra e Suécia, à procura de dados sobre exercícios moderados e intensos, como corridas, bem como os relacionados à prática de atividades leves, como faxina ou caminhada. E os dados constataram que os adultos que praticavam exercícios moderados e intensos tinham menos risco de mortalidade precoce do que os que eram sedentários. Mas ainda encontraram outro fato interessante, entre aqueles que faziam exercícios mais intensos diariamente, o risco de mortalidade dependia de como eles passavam o resto do dia.


Quem realizava atividades físicas leves no cotidiano tinha mais chances de colher os benefícios de uma vida longa. Ou seja, quem tem um estilo de vida sedentário não pode se limitar a 150 minutos de atividades físicas moderadas e intensas por semana. É preciso se movimentar mais que 30 minutos por dia para evitar problemas de saúde. 


O segredo está na dose de exercícios


Os pesquisadores recomendam uma rotina que obedeça a proporção do “3 para 1”. Na prática, isso significa fazer 3 minutos de atividade física intensa ou 12 minutos de atividade leve para cada hora que a pessoa passa sentada. No entanto, isso não quer dizer que você deva juntar esse tempo e fazer toda a atividade de uma vez, o segredo está em se manter em movimento ao longo do dia.


Essa dica está alinhada com os estudos anteriores que enfatizam o movimento baseado na frequência e não apenas na intensidade. O que a pesquisa trouxe de novidade é que atividades leves como passear com o cachorro, jardinar ou mesmo aqueles minutinhos de alongamento, são mais significativas do que você poderia pensar.



Fonte:
Runner’s World


mulheres jogando tênis
Por Gabriel Rezende 26 abr., 2024
Dos 5,6 milhões de praticantes da modalidade, 42% são mulheres, representando um crescimento de 19%.
ápice em foco
Por Gabriel Rezende 04 abr., 2024
O ÁPICE em Foco está no ar, o estudo, feito anualmente, traz dados exclusivos da recuperação do setor esportivo em 2023 após a pandemia.
Leia mais
Share by: