Mercado de acessórios esportivos na linha de frente do ESG

Grandes empresas do setor lideram a agenda ESG através de diretrizes sustentáveis em suas cadeias produtivas.


A sigla ESG (Ambiental, Social e Governança, em livre tradução) está cada vez mais popular no mundo dos negócios. Ela foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir vários critérios e ações para tornar empresas mais sustentáveis, socialmente responsáveis, com atuação ética e transparente.

 

No mercado esportivo, várias marcas adotam práticas alinhadas com as diretrizes ESG. Essas medidas vão desde posicionamento nas redes sociais em prol de movimentos feministas e antirracistas, até o encerramento de parcerias com empresas acusadas de violação de direitos humanos e produção de matéria prima não sustentável. 

 

A indústria de fast fashion é uma das que pode evoluir nessa agenda. De acordo com uma reportagem do Valor Econômico, o segmento responde por 8 a 10% das emissões globais de gases do efeito estufa. Buscar construir uma produção baseada em materiais certificados é uma das formas para ajudar a diminuir os impactos ambientais desta cadeia produtiva.

 

Iniciativas, por exemplo, têm sido no investimento em roupas esportivas feitas a partir de materiais reciclados como garrafas PET, e com ciclo de vida maior. Mais de 2 milhões de garrafas PET foram recicladas em 2020 para a confecção de acessórios esportivos, e a maioria dessas empresas tem como objetivo implementar o uso de materiais recicláveis, como fibra de poliéster, no curto prazo e de reduzir suas emissões de gases estufa.

 

Para uma das mais importantes marcas esportivas do mundo, em 2020, 100% dos principais materiais utilizados no vestuário e acessórios, como penugem, viscose e algodão foram provenientes de fontes sustentáveis, e 97% de outros materiais como couro, poliéster e papelão, também contam com fontes certificadas.

black friday
Por Gabriel Rezende 28 de novembro de 2025
Levantamento recente do Brand Protection Group (BPG) acende um alerta sobre um problema crescente no varejo digital brasileiro durante a black friday. Entenda:
obesidade infantil
Por Gabriel Rezende 28 de outubro de 2025
Um levantamento nacional feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) destacou que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil estão com excesso de peso
Leia mais